
A Fintalk é a primeira plataforma de inteligência artificial (IA) conversacional do Brasil, capaz de compreender regionalismos, gírias e nuances culturais, oferecendo soluções de automação para clientes enterprise. Com mais de 12 milhões de usuários atendidos, oferece soluções como agentes de IA para atendimento, vendas e cobrança, além de um co-piloto que empodera a performance do time na ponta.
O sétimo investimento do FIP Retail Tech promete transformar a maneira como as marcas interagem com seus consumidores através da voz, e nós te contamos mais a seguir:
A Fintalk.
Através de uma solução de reconhecimento de voz baseada em IA, que permite interações mais fluidas e eficientes em qualquer canal digital, a startup viabiliza vendas assistidas, gera novas oportunidades de negócio e, ainda, otimiza os esforços de atendimento e cobrança.
Seu diferencial está na capacidade de interpretar diversos tipos de fala da sociedade brasileira, entre outros vários idiomas, ofertando ao usuário final uma jornada completa, desde a primeira interação até o pagamento, além de reduzir a fricção e elevar a experiência do cliente.
A partir da sua implantação, todos os canais da empresa (whatsapp, chats de apps e e-commerces, contact centers) passam a ser empoderados para atender o cliente através de uma “conversa por voz”, extremamente humanizada e acessível via integrações nativas. O retorno por meio de novas vendas e eficiência operacional pode ser visto desde o primeiro dia.
A Dimensão do Problema.
Empresas enfrentam desafios diários ao oferecer um relacionamento omnicanal que seja ao mesmo tempo integrado, ágil e natural. E a falta de uma comunicação eficaz impacta diretamente a satisfação do consumidor.
O mercado de automação de atendimento e assistentes virtuais está em plena expansão. Por outro lado, ferramentas complexas possuem custos operacionais elevados, que eventualmente as tornam proibitivas.
A Fintalk reduz esses entraves e proporciona uma experiência muito mais intuitiva e eficiente. É como uma conversa com seu melhor amigo no Whatsapp, cuja a situação é resolvida de forma fluida, prática e objetiva.
A empresa já se destaca como líder no segmento de agentes de IA, proporcionando interações digitais mais naturais, próximas à conversação humana e livres de alucinações.
Clientes e Impacto. A solução é focada em players enterprise e já está presente em grandes empresas, como Itaú, C&A, Sky, Stone, Avenue, Cogna, BlueFit, Cimed, Banco Afinz e Natura.
Por ter desenvolvido uma IA própria, a Fintalk garante controle total sobre atualizações, personalização e segurança bancária — um diferencial essencial para seu ICP (Ideal Customer Profile). Os números comprovam o impacto: a tecnologia reduz em 50% os custos de atendimento, corta em 40% as despesas com cobrança e eleva em até 25% a conversão de vendas.
Um case de destaque é a C&A, que utiliza a solução para otimizar sua operação de cobrança, atendimento e vendas digitais via WhatsApp, empoderando todas as interações com a reconhecimento de voz, e tendo tombado toda essa operação em praticamente 10 dias.
Time com grandes nomes. À frente da Fintalk, Luiz Lobo (Founder & CEO) traz uma bagagem impressionante, com passagens por gigantes como Stone, Sky, Itaú e Globo. Sua experiência como CDO e CIO em grandes empresas reforça sua capacidade de escalar negócios de tecnologia e inovação, e as empresas por onde passou forjaram sua visão de entregar sempre soluções com o máximo de eficiência em custo.
Ao seu lado, a liderança é composta por Danielle Francis (COO), com expertise em operações e qualidade, José Luiz Fleury (CFO), empreendedor com fortíssima bagagem financeira, e Eduardo Calazans (Founder & CTO), peça-chave no desenvolvimento tecnológico e um dos responsáveis pelo sistema que deu origem ao TON da Stone.
Além disso, a Fintalk conta no quadro societário com o respaldo e a visão dos fundadores da Avenue, e de fundos renomados, como a Oasis Ventures, os quais já estavam impulsionando a empresa rumo à liderança no setor de IA aplicada à comunicação.

“A Fintalk nasceu para transformar a forma como marcas e seus clientes interagem. Tudo, da primeira frase ao pagamento, é direcionado por voz, assim como fazemos nas nossas interações diárias com outras pessoas. Nascemos no universo de bancos e contact centers, e agora que avançamos para o Varejo temos a HiPartners como um sócio catalisador dessa nova frente de negócios.”
Luiz Lobo, CEO & Co-fundador da Fintalk
Como a HiPartners criará valor para a Fintalk?
Negócios transformadores têm seu valor demonstrado a contar do início. Desde as primeiras interações, ficou evidente que a Fintalk está alinhada à tese de Value Creation da HiPartners.
Nosso papel é apoiar a empresa na expansão da sua base de clientes, aumentando sua exposição entre os 300 maiores varejistas do Brasil. O varejo é feito a partir de relacionamentos bem sucedidos com sua base de clientes.
Acreditamos que a tecnologia da Fintalk oferece a melhor forma com o melhor custo para o varejo se comunicar com seus clientes, otimizando operações e criando novas fontes de receita.
A comunidade de investidores da HiPartners tem experiência em escalar negócios B2B no varejo, o que propiciará acelerada penetração no setor, visando contratos estratégicos e fortalecendo seu posicionamento como líder em agentes de IA.
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