Marco Perlman, Co-fundador e CEO e Aline de Azevedo, Co-fundadora
A Aravita é uma plataforma de Ordering as a Service, que recomenda, baseada em IA, a quantidade de produtos perecíveis a ser comprada na granularidade da loja e do SKU, com base em comportamentos internos (ex.: ritmo e perfil de consumo, ruptura) e externos (ex.: produtividade e qualidade da safra).
Explicamos a seguir, o racional de investimento.
A Aravita. A solução que sempre sonhamos, mas não existia. Trata-se de Inteligência artificial para resolver a, até então, eterna dualidade do desperdício vs ruptura na cadeia de valor alimentar. A Aravita é uma plataforma desenhada para suportar o planejamento de demanda, utilizando algoritmos no estado da arte da IA. O entregável é uma recomendação otimizada e automatizada de Ordem de Compra, obedecendo às restrições da organização, como políticas internas de compra, logística e display, sempre buscando maximizar a rentabilidade do Varejo ao reduzir perdas e evitar ruptura na ponta.
Time de especialistas. Co-fundada pelo CEO Marco Perlman, com graduação e mestrado por Stanford, tendo iniciado sua carreira em grandes casas como GP Investments e McKinsey & Co, Marco é um empreendedor por natureza, fundou a Digipix, e entregou o comando, quando a companhia já era líder brasileira no seu nicho de atuação. Seus co-fundadores não deixam por menos. O CTO Bruno Schrappe é engenheiro eletrônico pela USP e mestre pelo Rochester Institute em Nova Iorque, com estágios em Harvard e no MIT. Sempre trabalhando com a borda da ciência, Bruno aporta seu brilhantismo no mundo de negócios e de tecnologia, tendo sido empreendedor, executivo e consultor ao longo dos seus mais de 30 anos de experiência. A CPO Aline de Azevedo é exatamente o que se espera da nova geração de empreendedores. Engenheira Química pela USP e com duplo diploma na França, Aline é a peça chave para o “faça acontecer” de um projeto tão ambicioso, tendo como track-record posições de liderança, executando e inspirando tecnologia em empresas como Ambev e Loft.
O problema tem solução. Conhecido na academia como wicked problem, a Aravita está estruturando e resolvendo um problema complexo, envolvendo multi-variáveis, multi-atores, multi-decisões e interconectado com diversas áreas de diferentes organizações, que não fica devendo a nenhuma tese de doutorado.
O objetivo é evitar que alimentos perecíveis sejam jogados no lixo. Em grandes números, mais de 15 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos do Brasil, equivalente a quase 30% de toda a comida produzida. Frutas, Legumes e Verduras (FLV) é uma das categorias mais afetadas pelas perdas, de modo que a FAO estima que 45% do FLV global é desperdiçado.
Mercado sem tecnologia. Grandes supermercadistas trabalham com previsões, ao invés de controles, mas não existe um software especialista com inteligência que otimize a tomada de decisão. Mesmo os players mais sofisticados não sabem quanto possuem em suas bancadas, tendo em mãos apenas estimativas que são reprocessadas quando os encarregados do setor na ponta fazem uma análise visual, utilizada como input para o excel do time de compras.
Quando colocamos as complexidades de cada produto, as oscilações da produção da safra, modelos de distribuição e armazenamento, necessidade de manuseio, shelf life, histórico de volume comprado e perdido, assim como uma projeção mais precisa do porvir, como feriados, sazonalidades, diferenças no mix e poder de consumo dos clientes de cada loja, é evidente que uma solução baseada em IA, ensinada para estruturar e resolver cada um dos problemas não moldados da cadeia de perecíveis, tenha maior capacidade de executar o planejamento de demanda, gerando rentabilidade, reduzindo perdas, eliminando ruptura, e, adicionalmente, suprimindo cada vez mais os impactos ambientais e a insegurança alimentar.
Sobre o investimento. A rodada foi liderada por fundos com grande track-record em Venture Capital, Qualcomm Ventures e 17 Sigma, contando com a participação de casas de renome, como DGF Investimentos, Alexia Ventures, BigBets, Norte Capital, Bridge e RG Nutri, além de anjos notáveis, como Bernardo Lustosa (ex-CEO ClearSale) e Flávio Jansem (ex-CEO Locaweb e Submarino). Para a HiPartners, ser escolhida para dividir a rodada com grandes players em uma combinação única de cap table como esta ressalta o crescimento de um trabalho ímpar dentro da comunidade varejista.
“Durante o processo, ficou evidente a expertise da HiPartners no setor varejista. Para uma empresa recém-fundada como a nossa, é crucial contar com um parceiro que compartilhe nossa visão e tenha a capacidade de abrir portas estratégicas.”
Marco Perlman, CEO & Co-fundador da Aravita
Como a HiPartners criará valor para a Aravita?
A Aravita possui a combinação ideal entre fundadores, investidores e capacidade para gerar e gerir tecnologia. Neste 1º estágio, onde o produto termina de ser construído e lapidado, a HiPartners ajudará a aterrissar a teoria com a linha operacional do cotidiano varejista. No 2º estágio, o de escala, a HiPartners, atuará em cima do seu pilar de aceleração comercial, conectando a Aravita com os grandes supermercadistas, sempre no intuito de promover a transformação digital do Varejo com alto grau de curadoria para geração de resultados.
Se inscreva para receber nosso conteúdo!