A Looqbox democratiza e simplifica o acesso a dados: uma simples pergunta em português retorna instantaneamente informações, que são exibidas da melhor maneira possível pela inteligência artificial, suportando do C-Level ao menor cargo do PDV. Esse é o primeiro investimento Seed do nosso FIP Retail Tech, e explicamos a seguir, porquê acreditamos tanto na tese:


A Looqbox.
Tão simples como usar um buscador, a plataforma SaaS é comparada ao “Google Interno de cada empresa”, possibilitando que o usuário faça uma pergunta em linguagem humana e a Inteligência Artificial responda na melhor forma de visualizar a informação, seja uma tabela ou um gráfico, em poucos segundos.

Todo onboarding e todo on-going foram desenvolvidos para serem sem atrito: a integração é no-code (plug & play), não é necessário usar ferramentas custosas e complexas para consolidar dados e não é preciso alocar e esperar que o time de dados desenvolva relatórios e dashboards.


Time de especialistas.
Co-fundada pelo CEO Rodrigo Murta, com mestrado em Física e mais de 15 anos de carreira, passando ainda por grandes varejistas, e pelo CTO Daniel Murta, com passagens por instituição de pesquisa na Alemanha e que há 7 anos está debruçado sobre os códigos da plataforma, a companhia ainda conta um investidor anjo de peso: Paulo Veras, que foi fundador e CEO da 99, o primeiro unicórnio brasileiro, e hoje conselheiro de grandes empresas, como B2W, Boticário e Localiza.


Nova era da Business Intelligence.
A Looqbox traz ao Brasil a próxima evolução das ferramentas de BI: a análise baseada em pesquisa (“Search-based analytics”), propiciando o uso de dados por usuários não técnicos. O algoritmo permite que o usuário digite uma pergunta em uma barra de pesquisa e receba uma resposta precisa, instantânea e sem assistência de um profissional de dados. As consultas, mesmo que específicas ou complexas, devem ser tão simples quanto uma pesquisa no Google.

Portal Gartner aponta a combinação de Big Data com Analytics, como o BI 3.0, onde dados são consultados na linguagem do usuário, sem intervenção de colaboradores técnicos, com custos reduzidos de implementação e infraestrutura, enquanto a visualização e os insights são gerados de forma automática e instantânea pela inteligência artificial. Os desafios de conquistar, estruturar e utilizar dados (BI 1.0), tomar decisões de forma estruturado (BI 2.0) e automatizar controles e indicadores de gestão (BI 3.0) foram vencidos, porém o custo e as restrições tecnológicas impediam que todos os níveis da organização fossem empoderados para instantaneamente terem acesso a faturamento, metas, estoques, ordens de serviço, indicadores de produtividade, etc.

Mercado em crescimento. O mercado endereçável brasileiro de BI continua crescendo na ordem de 28% ao ano, em virtude de o país ser historicamente um slow mover na adoção de tecnologia, da catalização da transformação digital e das mudanças na jornada de consumo que a pandemia da COVID-19 promoveu, além das evoluções infraestruturais, como 5G e IaaS, que devem suportar aplicações tecnológicas.

Dores, como baixa capacidade e alto tempo gasto na procura e processamento de informações, dependência da equipe técnica para criar novos relatórios, necessidade de infraestrutura para plataformas de dados e acesso remoto com uso instantâneo da informação, são endereçadas pela Looqbox, que está atuando em um nicho ainda intocado pelas big techs no Brasil.


Nascida no Varejo, mas essencial para qualquer negócio.
A companhia nasceu no varejo, um mercado gigantesco de R$ 2 tri, o 2º maior setor da economia (25% do PIB) e com crescimento recorrentemente acima do PIB, como aponta o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” publicado em 2021 pela Sociedade Brasileiro de Varejo e Consumo (SVBC). Looqbox já é o coração de dados dos grandes varejistas, como Americanas, Magalu, Via, GPA, C&C, Makro, C&A, St Marche, Polishop, Iguatemi e Casa do Construtor.

Porém, todos os setores da economia têm a dor de democratizar o acesso a dados e simplificar a tomada de decisão orientada por eles. Com isso, a Looqbox já serve outros setores, atendendo a grandes marcas, como Santander, Embraer, Grupo Fleury, Embratel, HDI Seguros, BASF, ConectCar.


“Estamos animados em ter a HiPartners como a mais nova sócia da Looqbox. Isso significa ter um time hands-on, que entende a dor do setor, e com conexões que acelerarão a nossa entrega de valor.”

Rodrigo Murta, CEO & Co-fundador da Looqbox

Como a HiPartners criará valor para a Looqbox? 

A solução tem um NPS impecável. Nunca teve churn de clientes enterprise e o motor de aquisição de novos clientes trouxe uma receita acima do orçamento previsto em tempos de diligência. Com esse histórico, e agora como sócios da operação, fica ainda mais fácil trabalhar junto à rede HiPartners na co-criação de cases de mercado, mostrando quão versátil é a aplicabilidade da solução, e, como pilar da nossa força, abrir conexões, acelerando a companhia em sua vertical comercial, para que a receita recorrente continue seu crescimento exponencial.

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