Eladio Isoppo, CEO da Payface

A Payface revoluciona os meios de pagamentos e de programas de fidelidade através da tecnologia de reconhecimento facial: é possível realizar compras sem cartão, carteira ou smartwatch, utilizando apenas o seu sorriso, assegurando um check-out até 9x mais rápido, reduzindo filas nos estabelecimentos e melhorando a experiência do consumidor. Esse é o terceiro investimento do nosso FIP Retail Tech, e explicamos a seguir, o porquê de acreditarmos nessa tese de investimento:


A Payface.
Pioneira em tecnologia de pagamento por reconhecimento facial no Brasil. A ferramenta conecta por biometria facial o rosto de cada usuário com os mais diferentes meios de pagamento utilizados pelos varejistas – de cartões de crédito, private labels, carteiras virtuais, adquirentes, sub-adquirentes e gateways de pagamento. O objetivo é criar uma experiência de pagamento sem atrito, permitindo identificar com precisão, agilidade e segurança os clientes que frequentam as lojas, seja no check-out, ou até mesmo no check-in, no início da jornada.

Time experiente e conselheiros estratégicos. Co-fundada pelo CEO Eládio Isoppo e CTO Ricardo Fritsche, empreendedores seriais no ecossistema de inovação de Santa Catarina. Isoppo fundou a H2App, um aplicativo B2C para compra de água mineral adquirido pela fabricante de bebidas Santa Rita. Fritsche fundou a Edtech Meritt, desenvolvedora de tecnologias para o monitoramento de aprendizado em escolas, e adquirida pela Cogna em 2020.

Payface tem em seu conselho executivos de peso como Conrado Engel (ex-HSBC e Santander), Roberto Medeiros (ex-Redecard e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex-Itaú), Wagner Aguado (ex-Bradesco) e Marcos Xavier (sócio do BTG Pactual e responsável por BaaS).

A HiPartners passa a compor o atual conjunto de investidores, que conta com nomes estratégicos como BTG Pactual, multifamily office Oikos, BRQ Digital Solutions e o fundo Next Alvarez & Marsal.

Nova geração de pagamentos por biometria. À medida que o mundo físico e digital se funde, aumenta a necessidade do consumidor se identificar e se autenticar várias vezes ao dia. Desta forma, as pessoas buscam formas mais simples e seguras na validação de pagamentos.

Na China, pioneira em biometria facial, cerca de 1/3 da população já utiliza pagamento por reconhecimento facial (FPR) através do AliPay e do WeChat. A adoção de FPR é uma tendência global, cerca de 74% dos consumidores têm uma atitude positiva em relação à tecnologia biométrica, e estima-se que o mercado de tecnologia de biometria sem contato deva atingir US$ 18,6 bilhões até 2026. As bandeiras de cartão Mastercard e Visa já estão se posicionando nesse mercado e anunciaram neste ano o início dos pilotos globais de pagamento através de reconhecimento facial.

First mover em um oceano azul.  O mercado endereçável no Brasil é gigante, com cerca de 36 Bi/ano de transações com cartão presencial e aproximadamente 30% dessas transações já são realizadas sem contato (tecnologia NFC), evidenciando a receptividade do brasileiro às novas tecnologias.

Com menos de 5 anos no mercado, a Payface já é referência em pagamentos por reconhecimento facial, sendo selecionada em maio/22 como o primeiro piloto de FPR da Mastercard no mundo. O projeto piloto atingiu 40 PDVs e foi implementado em 5 lojas da rede de supermercados St. Marché em São Paulo. Além do St. Marché, a Payface conta com outros players do varejo alimentar com mais de 600 PDVs espalhados no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR) e Bento Gonçalves (RS).

Existem ainda inúmeras avenidas de crescimento para a Payface, além das operações com cartões de crédito presencial, tais como: autenticação para programas de fidelização, pagamento através do PIX, pagamento através do POS com câmera, pagamento no e-commerce, etc.

Tecnologia proprietária e pronta para escalar. A Payface já está integrada com os principais adquirentes e softwares de automação do varejo brasileiro, cobrindo 44% do parque nacional de sistemas de frente de caixas e 80% do parque de TEFs do varejo alimentar. Em termos de segurança de processos, a Payface opera com dados criptografados de ponta a ponta e está em conformidade com a Lei 13,709/2018 (LGPD) e regulação de proteção de dados europeia (GFPR). A implementação no varejista é rápida, com setup personalizado e conta com equipe dedicada de suporte técnico. 


“Desde a primeira conversa, tivemos a certeza que a HiPartners era o sócio que estávamos buscando para compor o nosso CapTable. E ao longo do processo, ficou claro a força que a HiPartners tem no varejo, tanto nos insights sobre a indústria, quanto para a coleta de feedback e abertura comercial. A HiPartners é um parceiro chave para acelerarmos ainda mais o nosso crescimento”.

Eladio Isoppo, CEO & Co-fundador da Payface

Como a HiPartners criará valor para a Payface? 

Acreditamos que pagamentos por biometria facial será um jogo de winner takes the most, e que a Payface é o player que está melhor posicionado através de sua solução inovadora, time experiente e parceiros estratégicos.

O foco da Payface nos próximos anos será focar em varejistas de alto fluxo (e.g., supermercados, farmácias), ou seja, setores que nós temos expertise e nos quais abriremos novas portas e conexões, alavancando a rede da HiPartners. Seguiremos coletando feedback da solução, acompanhando os resultados e evolução do produto, a fim de potencializar o crescimento da companhia.

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