Sócios da HiPartners. Da esquerda para a direita: Eduardo Terra, Walter Sabini Junior, Alberto Serrentino, Gérman Quiroga.

Com um fundo de R$ 100 milhões e 5 investimentos já realizados, a HiPartners busca investir em Retail Techs que catalisem a transformação digital de grandes varejistas gerando resultado imediato, acelerando o crescimento do seu portfólio através de capital e conexões comerciais.


Sobre a HiPartners.
Fundada em 2012 por Walter Sabini Junior, um empreendedor em série, a HiPartners sempre buscou investir em soluções com
core em tecnologia. A partir da chegada dos sócios Eduardo Terra, Alberto Serrentino e Gérman Quiroga, todos com trajetórias extremamente exitosas no Varejo, nasceu a iniciativa de unir repertório, networking e a demanda latente do setor sobre a agenda de Transformação Digital para criar um Venture Capital nichado.

A verticalização gera valor na na originação, curadoria e no desinvestimento das startups, e o nosso portfólio se beneficia principalmente das conexões comerciais exponenciais, além de todo o capital intelectual dos sócios e da comunidade de investidores, que em suma, estão entre os 300 maiores varejistas do país.


Tese de Investimento.
Posicionada como a maior comunidade de investimento em inovação para Varejo, a HiPartners busca startups de “Pré-seed” a “Série A” que possam ser aceleradas com desenvolvimento intelectual e através de conexões comerciais legítimas e acertadas.

Nas palavras do CEO Walter Sabini Jr, a tese é simples: buscar startups que catalisem a transformação digital de grandes varejistas, trazendo resultado imediato na sua margem bruta, isto é, gerando receita adicional e/ou proporcionando eficiência nos custos variáveis.

O modelo analítico do nosso time de Venture Capitalists se baseia em 4 pilares: fundadores, solução, mercado e teste real.


Fundadores.
Pode parecer clichê, mas de fato os negócios baseados em tecnologia são intensivos em pessoas. Em um estágio inicial, é avaliado o quanto os fundadores da companhia conhecem do negócio, sendo privilegiados aqueles que tiveram experiências reais com o problema.

Não adianta ser o melhor jogador, se não souber jogar coletivamente. A complementaridade de habilidades e mentalidades, experiências prévias conjuntas, resiliência para ser, orientar e conquistar o cliente, e o perfil pró tecnologia com aspiração de crescimento exponencial, são fatores essenciais para garantir que o founding team tenha aderência a uma trajetória acelerada demandada por fundos de Venture Capital.

Porém, a companhia não pode se limitar aos sócios. A capacidade de ensinar sobre a dor a ser resolvida, contratar, engajar e desenvolver pessoas, assim como ter o perfil de se conectar e usufruir da comunidade HiPartners, são tópicos observados no histórico e no perfil comportamental dos empreendedores.

Nunca foi, nem será trivial escolher a sociedade. Para crescermos, precisamos ter bases sólidas e, sem dúvidas, essas bases são as pessoas. Nossa cultura, de estarmos sempre próximos, nos faz suportar nossas equipes nos seus desafios de mercado e nos seus momentos pessoais, em contrapartida, buscamos aquela energia empreendedora de quem não conhece obstáculos intransponíveis.

 

Solução.
Negócios valiosos não precisam usar tecnologia da NASA. Eles precisam atender o cliente e resolver o problema a que se propõe.

Buscamos soluções de tecnologia que já estejam servindo grandes varejistas. Não temos mandato para soluções que atendam pequenos e médios negócios, nem para modelos de consultoria, serviços, ou quaisquer outros que competem diretamente com varejo, assim como não investimos em soluções intensivas de CAPEX nem em CAC B2C.

Como o maior ativo de uma empresa é o seu cliente, sempre analisamos a carteira de clientes, como ela amadurece, quem são os sponsors e interlocutores, ouvimos seu feedback e entendemos os diferenciais de tecnologia e de atendimento que, de fato, fazem o lock-in do cliente.

Quanto a números, metrificar o impacto é basilar tanto para a captação, como para vertentes fundamentais do negócio, como uma precificação adequada. Os fundadores precisam conhecer o valor financeiro gerado a seus clientes, em métricas como Retorno sobre Investimento (ROI), e obviamente atestar a saúde financeira do modelo de negócios, em métricas como Life Time Value (LTV), Custo de Aquisição de Cliente (CAC), Custo de Servir (CTS) por segmento de cliente ou até mesmo por tipo de canal.

Finanças não é mais que examinar o próprio negócio. Por mais que, usualmente, o time não tenha a expertise financeira para construir um modelo sofisticado e ainda trabalhe com contadores externos, a HiPartners tem pleno conhecimento e apetite para orientar e co-construir o que for necessário.

Vale ressaltar que antes de conversar com qualquer fundo, ter uma companhia organizada vai ajudar, tendo clareza sobre o faturamento de cada cliente, cada custo e despesa que a companhia tem, a posição, variação mensal e runaway do caixa, averiguando cada balancete enviado pelo contador.

 

Mercado.
É sabido que cada empreendedor vai dominar o mundo, mas precisamos entender qual e como. Nossa tese busca mercados e nichos com crescimento acelerado, cujas dores endereçadas estejam na prioridade do C-level.

Vamos discutir os passos da jornada de crescimento (go-to-market), quais são as resistências para adoção da solução, quais movimentos típicos e dinâmicas de mercado impactam e são disruptados, assim como potenciais alavancas de valor, como internacionalização e uso de novos canais, e entes limitantes, como, por exemplo, regulação e frequência de abertura de lojas.

Por fim, terminarmos o estudo mercadológico com uma avaliação profunda do posicionamento e dos diferenciais competitivos, assim como uma métrica de qual espaço nesse mercado existe para a companhia multiplicar e de fato suportar os números desejados na aspiração prevista no modelo financeiro.

 

Teste Real.
É recorrente lermos materiais que não retratam a verdade: um número não real ou uma marca estampada como cliente que não passou de uma prova de conceito mal sucedida.

Temos uma responsabilidade com a nossa comunidade em alocar capital. Buscamos feedbacks para validar resultados com personas relevantes para os fundadores e para a startup.

Posteriormente, vamos buscar detalhes do andamento da operação. Costumamos convidar alguns membros da comunidade HiPartners para testar essa solução, ao passo que avaliamos a frente comercial, entrega, onboarding e resultados com o objetivo de mapear as fortalezas e riscos do dia-a-dia operacional. Em resumo, nosso mandato está relacionado a investir naquilo que podemos acelerar e que realmente vai catalisar a Transformação Digital do Varejo.


Como acesso a HiPartners e como ela vai me ajudar a criar valor?
Estamos sempre abertos a tomar aquele café, seja para nos conhecermos de antemão ou para discutirmos uma boa oportunidade de construir e colaborar em conjunto.

Aproveite para deixar e seu contato, briefing e pitch.

Caso prefira, nosso email (contato@hipartners.com.br) é recebido diretamente pelo nosso time de Venture Capitalists. Temos orgulho de afirmar que respondemos 100% das interações.

No mais, acreditamos em Value Creation e não em Value Control. Nos tornando sócios, estaremos com as portas abertas para uma comunicação recorrente, fluida e sem fricção, convidando a startup para todos os nossos encontros frequentes com os membros da comunidade, os quais têm pleno potencial de serem clientes das companhias.

Não ficaremos apenas nas reuniões de conselho esperando bons resultados, mas atuaremos também em comitês comerciais para trabalharmos a quatro mãos o funil de vendas, calibrando e acelerando os discursos, tempos e movimentos, nos alavancando e contribuindo junto a maior comunidade de investimento e inovação para o Varejo do Brasil.

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